O AMBIENTE x O PLÁSTICO

A. TODOS os plásticos poliolefínicos produzidos são BIODEGRADÁVEIS por natureza pois são compostos de cadeias de várias moléculas de CARBONO e duas moléculas de HIDROGÊNIO. Como CARBONO é alimento microbiano natural deduz-se que todos os plásticos são sim biodegradáveis. O problema é o tempo em que esta atividade de biodegradação pode ocorrer já que as cadeias poliméricas do plástico são muito herméticas não permitindo fácil acesso aos micróbios para penetrarem na cadeia e iniciarem a digestão do CARBONO.
B. Com a premissa acima definida podemos dizer que um plástico descartado num ambiente de descarte urbano como um Aterro Sanitário ( 90% do descarte urbano no Brasil é anaeróbico como um aterro sanitário ) só precisa ter alguma forma de melhorar o acesso aos micróbios presentes nesses ambientes para que a BIODEGRADAÇÃO do produto plástico ocorra mais rapidamente.
C. Existem várias tecnologias de aditivação de produtos plásticos que fazem exatamente esta função de acelerar o processo de BIODEGRADAÇÃO dos plasticos quando descartados em ambientes de descarte urbano.
D. Algumas tecnologias como os aditivos OXO-DEGRADÁVEIS funcionam bem quando o descarte urbano ocorre em ambientes AERÓBICOS como COMPOSTAGENS. Porem não funcionam em ambientes ANAERÓBICOS.
E. Outras tecnologias como os aditivos ORGÂNICO/ENZIMATICOS foram desenhados para funcionar especialmente em ambientes ANAERÓBICOS. Estes aditivos aceleram a atividade de BIODEGRADAÇÃO num Aterro Sanitário através de um mecanismo que permite à população microbiana presente nesse ambiente iniciar a digestão do carbono na cadeia polimerica.
F. Com relação às decisões de se focar exclusivamente na reciclagem e na educação ambiental objetivando incentivar a economia circular não há o que acrescentar ou mesmo criticar pois é realmente uma das ações importantes na cadeia de soluções para o descarte de plásticos. No entanto é necessário esclarecer que atualmente na Alemanha ( o país mais avançado no tema reciclagem ) apenas 40% do plástico produzido é reciclado os outros 60% vão parar em ambientes de descarte urbano. NO Brasil apenas 8% a 12% ( dependendo do produto ) são reciclados.
G. Não existe uma única solução para se evitar que o plastico seja uma fonte de poluição ambiental e sim diversas medidas que precisam ser tomadas concomitantemente ou seja :

  • é necessário um programa de todos os governos mundiais no sentido de se incentivar a coleta seletiva dos plásticos pós consumo através de incentivos financeiros aos catadores e demais entidades desta atividade.
  • é necessário investimento de todos os governos mundiais em fornecer containers em cada esquina das ruas das cidades ( especialmente nas perifierias) e em todas as praias para que os consumidores tenham onde descartar as embalagens dos produtos que consomem, evitando assm o descarte inadequado.
  • é necessário, depois das medidas acima instituidas , se fazer uma grande campanha em todas as cidades orientando os cidadãos a descartarem seu lixo nesses containers.
  • é necessário incentivar as indústrias a reciclarem o máximo possível suas aparas de plastico produzidas.
  • é necessário que os governos mais poluidores dos oceanos ( Asiáticos e Europeus ) façam um esforço de limpeza dos oceanos Pacífico , Índico e Mediterraneo , retirando todo lixo plastico que atualmente bóia em partes desses oceanos.

H. Com base em tudo o que foi esclarecido acima, podemos dizer que permitir a BIODEGRADAÇÃO dos plásticos nos ambientes de descarte urbano é sim uma alternativa complementar às ações referentes à economia circular pois, enquanto não se atinge o almejado 100% de capacidade de reciclagem, é melhor que o plástico BIODEGRADE nos ATERROS SANITÁRIOS, quando descartados lá, permitindo assim uma vida útil maior do Aterro Sanitário alem de incrementar a produção do biogás, que pode ser utilizado como fonte de energia barata e limpa.

I. A atual corrida dos atores do Mercado de Embalagens ( Governos, Industria, Mídia, etc … ) no sentido de incentivar a troca de todos os produtos plásticos ( especialmente os descartáveis de uso único ) para fontes de papel é uma falácia enorme pelos seguintes motivos :

a. Todo produto produzido com papel, e que vai ter contato com alimentos, precisa ser higienizado pois todo papel ( por ser de fonte de cellulose da madeira ) contem em suas fibras esporos de diversos fungos que, dependendo da sua utilização na produção das embalagens, pode permitir a proliferação desses microorganizmos.
b. Todo produto produzido com papel, e que vai ter contato com alimentos, especialmente os líquidos, precisa ter uma proteção quimica ( um plastico extrudado ou uma resina acrilica ou uma parafina ) para evitar que se desmanche ao contato com esses líquidos. ( ex. Canudinhos de papel, copos de papel , etc.. sem essas proteções)
c. Caso todos os produtos que hoje são produzidos com resinas plásticas fossem trocados por materia prima de papel, não existiria suficiente fornecimento a nível mundial desse material para essa demanda.
d. Como exemplo podemos dizer que hoje em dia se produz 6.000.000.000 de toneladas de plastico por ano no mundo e para substituir essa quantidade de plastico seria necessário 10 vezes mais toneladas de papel para essa substituição, devido ao peso específico dos dois materiais ser substancialmente diferentes. (EX: numa estrutura de uma embalagem de BOPP 20 micra Monocamada 1 m2 de plastico pesa aproximandamente 18 grms enquanto que esse mesmo 1 m2 se fosse de papel na mesma função pesaria no mínimo 80 grms.)
e. Em utilizações hospitalares onde hoje o plástico é a solução para se evitar contaminações, a substituição por papel seria totalmente impossível pois não haveria como se manter esse tipo de condição extrema.
f. Finalmente do ponto de vista financeiro a troca do plastico por papel aumentaria considerávelmente o custo de todos os produtos que seriam produzidos com esse material, por todos os itens acima explicados.
g. Tambem ambientalmente essa substituição seria um desastre para o ambiente mundial pois árvores seriam utilizadas como materia prima para a produção de papel com toda a consequencia que geraria no clima do planeta.