Braskem cria microfibra sustentável a partir de copos descartáveis visando impulsionar a economia circular na indústria têxtil

A Braskem segue buscando por soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis por
meio do uso do plástico para alavancar a Economia Circular na cadeia de valor. Um dos
mais recentes resultados é a microfibra de Polipropileno (PP) feito a partir de copos
descartáveis para aplicação na indústria têxtil. Para confirmar a viabilidade técnica e
econômica desse processo de produção renovável em escala industrial, a Braskem segue
em parceria com grandes empresas ligadas ao setor têxtil, como Profil, empresa
responsável pela produção dos fios e cliente da petroquímica, e EcoSimple. A companhia
também firmou parceria com a grife PatBO para utilização de fios e tecidos à base de
microfibra de PP com material reciclado na criação de peças de moda beachwear que
estarão expostas na edição N48 da São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do
Brasil. “As parcerias têm sido fundamentais para que possamos evoluir o desenvolvimento
de soluções que possam fortalecer a Economia Circular na cadeia de valor em que
atuamos. O Polipropileno, que já é uma alternativa com custo mais acessível e viável para
atender a demanda crescente da indústria têxtil, pode oferecer vantagens ainda maiores
para o setor se for produzido a partir de material reciclado”, explica André Giglio,
especialista de Desenvolvimento de Mercado Polipropileno da Braskem.
Estudos
Os estudos dedicados a área de Reciclagem na Braskem permitiram o desenvolvimento de
uma solução que mantém as mesmas características do tecido feito com PP virgem, como
leveza, resistência ao desdobramento e à formação de pillings (bolinhas), maior
durabilidade, secagem rápida, dispersão da transpiração, facilidade de limpeza e
tingimento ecológico (a tintura é feita no processo de fiação a seco, gerando economia de
água). A evolução da formulação do Polipropileno e o esforço da Braskem para engajar a
indústria têxtil em métodos de produção ainda mais sustentáveis também são reforçados
pelas Avaliações do Ciclo de Vida (ACV), índices de impacto ambiental calculados pela
companhia para garantir que as novas soluções sejam, de fato, sustentáveis. As AVC’s
levam em consideração todas as etapas do processo de produção, desde a extração da
matéria-prima a entrega do fio para a tecelagem, e ainda fatores como aquecimento
global, uso de água e de recursos, com dados quantificados de acordo com a norma ISO

  1. No caso do PP com material reciclado, o índice de impacto ambiental é 45% menor
    que outras alternativas mais utilizadas em tecidos sintéticos.
    Outros produtos
    “A sustentabilidade é uma questão muito presente em nossos processos e temos avançado
    cada vez mais no desenvolvimento de soluções que possam minimizar impactos
    ambientais na cadeia de valor de forma geral. A ampliação do nosso portfólio de produtos
    sustentáveis é conseqü.ncia dos nossos compromissos com a Economia Circular, que
    incluem investimentos em tecnologia e inovação e trabalho conjunto com nossos parceiros,
    clientes, fornecedores e a sociedade”, afirma Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing &
    Comunicação da Braskem. Os tecidos fabricados com as microfibras de polipropileno com
    material reciclado também são recicláveis e, ao final da sua vida útil, se descartados
    adequadamente, poderão ser transformados em novas malhas ou outros produtos.
    Sobre PatBo
    Além de ser utilizado na produção de microfibras, o PP com material reciclado da Braskem
    ainda pode ser aplicado nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza,
    utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de
    eletrodomésticos e bicicletas. A marca brasileira comandada pela estilista consagrada
    Patricia Bonaldi preza pelo cuidado com as roupas e pelo trabalho manual. Criada em
    2012, sua etiqueta mais casual e fashionista traz toda a criatividade da estilista em looks
    que vão do beachwear ao ready to wear. Atualmente, a marca está disponível em mais de
    100 pontos de venda no Brasil e 50 no exterior. /Cidade Marketing