A LYCRA BIODEGRADÁVEL QUE LEVA SÓ 3 ANOS PARA SE DECOMPOR DURA TANTO QUANTO O TECIDO CONVENCIONAL, MAS SE DECOMPÕE DÉCADAS ANTES


Helen Almeida | Sep 05, 2019

Desfile de Ronaldo Fraga com peças criadas com o Amni Soul Eco®

Sabe aquele biquíni ou camiseta de academia confeccionados com lycra convencional? Demoram pelo menos cinco décadas para se decompor no meio ambiente. Pensando em amenizar esse impacto na natureza, a Rhodia criou o Amni Soul Eco®. “Trata-se do primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, criado nos laboratórios da empresa no Brasil”, afirma Mayra Montel, responsável pelo marketing têxtil da Rhodia, empresa do Grupo Solvay.
As roupas feitas a partir dessa poliamida desaparecem totalmente em até três anos (50% já no primeiro ano), quando descartadas nos aterros sanitários controlados. A durabilidade do tecido biodegradável, antes do descarte, é a mesma do convencional, além de ser amigo da pele, segundo Mayra.
Desde que foi criada, há quatro anos, a fibra biodegradável da Rodhiavem sendo usada por indústrias têxteis internacionais e brasileiras, como a SantaConstancia, que fornecem a lycra (poliamida + elastano) para marcas que procuram combinar conforto, tecnologia e sustentabilidade na confecção de suas peças. “A qualidade é totalmente equivalente”, diz a sócia-diretora da Blih! Brazilian Bikini, Debora Dyskant. A fibra aceita diversas cores e pode ser usada para a produção de peças variadas: vestido, biquíni, saída de praia, sunga, body, legging…
Outro motivo para a Blih! adotar a lycra da SantaConstancia feito a partir da fibra biodegradável da Rhodia na sua coleção moda praia é o fato das duas marcas se preocuparem em compensar a emissão de CO2. “Isso garante que os produtos da Blih! façam parte da família CO2 Control, que inclui artigos com baixo impacto em seus ciclos de produção”, comemora Debora.
PACTO ECOLÓGICO
A linha de produtos sustentáveis da Rodhia, da qual a poliamida Amni Soul Eco® faz parte, também conta com uma família de fios superfinos em poliamida 6.6 que pode ser usada no desenvolvimento de meia-finas, meias de compressão e roupas como lingerie e underwear em tecnologia seamless (sem costura). Outro produto da linha é a Amni® Sustainable White, produzida com redução do consumo de água e energia, menos impacto ambiental e gastos com tratamento de água e efluentes, além de menor utilização de substâncias químicas usadas no tratamento dos tecidos e das etapas na cadeia produtiva. A meta da empresa é que toda sua gama de fios têxteis inteligentes e sustentáveis sejam biodegradáveis até 2020.
CAMISETA DE ALGA
Nos Estados Unidos, a Vollebak, uma startup conhecida pelos seus tecidos de alta tecnologia, lançou uma camiseta que se decompõe em apenas 12 semanas. Feita a partir da polpa de eucalipto e algas de origem sustentável, pode ser colocada na composteira ou enterrada na terra para ser transformada em comida de minhoca. Um retângulo verde na frente da camiseta é estampado com tinta também à base de alga. Enfim, uma roupa totalmente plant-based que desaparece na natureza, sem deixar o menor vestígio.